Tema: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”
Lema: “Cultivar e guardar a Criação”
Ed.
Infantil, 1º ano e 2º ano
Convivência:
Eu, outro, mundo
- Preparar uma sala com uma ilha. Esta ilha representa os 4 elementos da natureza: água, terra, fogo e ar. O lema: “Cultivar e guardar a criação” será o foco do trabalho.
- Cartazes da CF (Campanha da Fraternidade) deverão estar por todo o ambiente.
- Ao entrar na sala, deixar que as crianças admirem a ilha e façam suas perguntas. Dirigir a conversa para o foco: “o que é cultivar?” O que significa “biomas brasileiros”?
- Vivência: Duas ilhas
Marcar, no chão, o contorno de duas áreas, que representarão
duas ilhas, distanciadas uma da outra. Dividir os participantes por estas duas
áreas. Explicar aos educandos que, em cada uma das ilhas, há apenas um
determinado tipo de alimento (banana ou maçã, por exemplo) e que os seus habitantes estão saturados de comer
sempre o mesmo, por isso querem trocar de ilha. Porém, não existe nada ligando
as duas ilhas e elas estão entre o mar, razão pela qual, nadar de uma para a
outra é perigoso, devido aos tubarões. Pede-se aos educandos para criarem estratégias
para resolver a situação e se deslocarem todos da ilha onde estão, para a
outra, sem caírem na "água". Se alguém cair na "água" os
outros os ajudam. Ao final, lembrar que,
precisamos pensar em quem vem depois. Apenas com a cooperação de todos o Brasil
será melhor. Isto é guardar a criação.
- Oração da CF (com música suave)
nós vos louvamos e bendizemos,
por vossa infinita bondade.
Criastes o universo com sabedoria
e o entregastes em nossas frágeis mãos
para que dele cuidemos com carinho e amor.
Ajudai-nos a ser responsáveis e zelosos pela
Casa Comum.
Cresça, em nosso imenso Brasil,
o desejo e o empenho de cuidar mais e mais
da vida das pessoas,
e da beleza e riqueza da criação,
alimentando o sonho do novo céu e da nova terra
que prometestes. Amém!
- Música: Natureza (CD “Direito das crianças” - Paulinas COMEP) ou outra música que fale a respeito da natureza.
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