segunda-feira, 6 de março de 2017

O maior tesouro do mundo: a história de Aladim e a lâmpada mágica

Uma história sobre o amor: 
Aladim e a lâmpada mágica: a história do maior tesouro do mundo

Palavras-chave: Aladim. Tesouro. Amor.

Aladim era um jovem de bom coração. Um dia, porém, encontrou-se com um  mágico, que lhe pediu ajuda para obter uma "lâmpada maravilhosa", uma lamparina semelhante àquelas utilizadas na iluminação doméstica, mas que continha um "gênio" capaz de realizar todo e qualquer desejo a ele dirigido. A lamparina com o gênio era, para o mago, um recurso mágico que lhe daria mais poderes e que lhe permitiria realizar os desejos irrestritamente; mas ela estava guardada no interior de um jardim encantado, em uma gruta que continha muitas joias e moedas de ouro.
O mago pede a Aladim que entre na caverna misteriosa para retirar de lá a lâmpada. Isto porque a caverna era encantada e apenas quem tinha bom coração poderia entrar nela. Entretanto, Aladim não sabia disto. O mago disse para Aladim que, em troca, lhe daria uma fortuna. Aladim entra na caverna e pega a lâmpada, mas o mago tenta ludibriá-lo na saída da gruta e não lhe dá nenhuma fortuna. Aladim desafia o mago e não lhe entrega a lâmpada. Por isso, acaba preso na caverna. A lâmpada permanece com ele.
Estava frio na caverna e, após um gesto acidental de esfregá-la, surge o gênio que habitava a lâmpada e concede a Aladim a realização de três pedidos, que são todos realizados. O primeiro dos desejos de Aladim foi sair da caverna. O segundo, um meio de transporte e o gênio lhe deu um tapete voador. Aladim resolveu aguardar para realizar o terceiro pedido, quando necessitasse.
Aladim ficou tão feliz que foi passear na cidade e acabou conhecendo uma bela jovem de nome Yasmim. Ele se apaixonou e todo dia levava uma flor para ela. Então, Aladim resolveu pedir ao pai de Yasmim para se casar com ela. Quando descobriu que o pai era o sultão, ficou surpreso. Fez seu último pedido: quero 40 sacos de diamantes. E os levou para o sultão. Mas o sultão disse-lhe: _ Você acha que esses diamantes serão suficientes para você receber a mão de minha filha em casamento? Vá e traga-me o verdadeiro tesouro.
Mas, Aladim não tinha direito a mais nenhum pedido! A lâmpada agora era apenas velha e inútil. Foi aí que Aladim se lembrou de que tinha um grande tesouro. Aquele que, cuidado com atenção, nunca se acabaria. Aladim correu para o palácio e disse ao sultão: _Trouxe-lhe o verdadeiro tesouro: o amor que tenho por sua filha. Eu a amo verdadeiramente e quero me casar com ela! _ Agora sim! Disse o sultão. Você descobriu qual é o verdadeiro tesouro: o amor. Aladim se casou com Yasmim e fizeram uma festa que durou cem dias e cem noites. Por isso esta história se chama a história das mil e uma noites.
(Adaptação)



“A pessoa não se torna boa por possuir coisas boas. Ao contrário, a pessoa boa torna boas as coisas que possui, ao usá-las bem” (Agostinho de Hipona).



                                              

2 comentários:

  1. Jaq é o seu aluno Miguel da turma da MALE, as suas aulas são muito LEGAIS!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Miguel, meu querido! Você enriquece nossas aulas. Continue trazendo contribuições e questionamentos.
    Abraços da Jac.

    ResponderExcluir